CleanBiomass

Conceito

O produto consiste em inovador Mecanismo de limpeza e aproveitamento de biomassa arbustiva (PATENTE), permitindo a intervenção em zonas de abandono, floresta ou zonas após incêndio.

Pontos a reter:

Permite a limpeza de qualquer arbusto e dimensão
Arranque realizado pela raiz
Reduzido consumo energético
Manutenção da limpeza por longos períodos de tempo.
Permite manter árvores existentes de qualquer dimensão

 

Funciona através de arranque de arbustos, com operação seletiva permitindo a rentabilização da biomassa extraída para produção energética com base em fonte energia renovável, a biomassa.

A inovadora ferramenta “Clean-R” permite a limpeza de terrenos com elevada densidade de biomassa, reduzindo o risco de incêndio e mantendo a limpeza por longos períodos de tempo, estando estimado tempo entre limpeza de 4 anos.

Este processo permite o arranque de arbustos e infestantes, como a silva, tojo, acácia entre outras, removendo a sua raiz, garantindo a permanência das árvores existentes, independentemente do seu tamanho.

O Funcionamento do sistema baseia-se em acionamento servo hidráulico permitem a adaptação a cada caule de arbusto, garantindo o seu arranque pela raiz. O comando de todo o mecanismo é realizado pelo operador através de joystick.

O sistema apresenta como vantagem a redução do custo da limpeza da floresta em 50 a 70% com a geração de energia resultante da biomassa arbustiva. Apresenta reduzido consumo energético inferior a 1% da energia renovável obtida.

Este mecanismo mantem as árvores pequenas existentes, apresentando acesso a zonas com dimensões reduzidas onde as outras ferramentas não atuam.