CleanBiomass

Conceito

O projecto Clean Biomass apresenta como objetivo a dinamização do mercado de ferramentas e serviços de limpeza de biomassa arbustiva em zonas de elevada densidade.

 

O projeto baseia-se em comercialização de ferramenta ou serviço para exploração e rentabilização de biomassa arbustiva existente como fonte energética renovável.

 

Os países mediterrânicos, incluindo Portugal possuem elevado potencial de crescimento de biomassa arbustiva em terrenos ao abandono ou em floresta. Estas regiões promovem o crescimento de infestantes, como giestas, tojo, acácias ao longo dos anos. Estes países são fatigados todos os anos com o drama dos incêndios florestais, muitos destes de grandes dimensões. Estas ocorrências geram elevados danos na flora e na floresta, com custos de combate elevados.

 

A não existência de soluções economicamente viáveis para limpeza destas regiões, bem como a necessidade de promover o aproveitamento de biomassa levou ao surgimento do projeto Clean Biomass.

 

Este surgiu com solução para a limpeza de arbustos com aproveitamento da biomassa, promovendo a fonte energética renovável com base em biomassa arbustiva.